21 May 2007

A glória do vendo

Clique aqui para ler Mateus 14:22-33

Mateus 14:31 “… Homem de pouca fé, por que duvidaste?”

Nesta passagem da escritura nós vemos Jesus comandando os discípulos para entrar no barco para passar para o “outro lado” do mar. (Mateus 14:22) Isto era o objetivo de destinação – o outro lado. Quando eles estavam indo para o barco, eles muitas experiências de difíceis circunstâncias. Um vento bem forte começou a soprar contra eles. Os evangelhos nos lembram que eles ficaram muito tensos com os remos tentando manobrar o barco para “o outro lado” toda noite. De manhãzinha Jesus veio andando sobre o mar (Mateus 14:25). Os discípulos estavam assombrados. “Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo:” Tende ânimo; sou eu; não temais.”” (Mateus 14:27) Depois de escutar tudo isso, a bíblia em Mateus 14:28 diz que, “Respondeu-lhe Pedro:” Senhor! Se fores tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.”“

Pense sobre declaração por um momento. Respondeu-lhe Pedro?? Respondeu-lhe Pedro?? Qual pergunta estava ele respondendo? Jesus não havia feito nenhuma pergunta à ele. Eu gostaria mais se a bíblia tivesse escrito “Pedro afirmou” ou “Pedro pediu” porque isso faria mais sentido gramatical, mas a bíblia não foi escrita para satisfazer meus favores. Certamente existem versões que usam a frase “Peter pediu”. A raiz da palavra que implica “Pedro respondeu” na verdade é, o quê ele estava respondendo?

Nós encontramos no versículo anterior que Jesus se revela a eles: “... Sou Eu ...” Todas as revelações de quem Cristo é para nós é também um convite para nós andarmos como Jesus andou. Pedro estava respondendo este convite. Pedro estava dando sua resposta para aquele convite. “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios ...” (Gálatas 1:15,16ª) Pense primeiramente na verdade do evangelho foi revelada para você. Você realmente necessitava de um convite? Não. Você somente sabia que o convite estava ali. Quando Cristo revelou a salvação dele para você teria respondido, “Senhor! Se fores tu, manda-me ir ter contigo.” E a resposta será sempre “vem”.

Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? (Mateus 14: 29:31) Aqui podemos ver quatro coisas que se passaram com Pedro: 1ª. Ele sentiu o vento. 2ª. Ele teve medo. 3ª Começou a afundar. 4ª Clamour por Socorro. Todavia a resposta de Jesus não foi nenhumas das seguintes: 1ª. Você de pequeno foco, porque você sentiu o vento? 2ª. ” Você de pouca coragem, porque teve medo?” 3ª.” Você com pouca perseverança, por que você afundou?” 4ª. Você de pouca firmeza, porque entraste em pânico? A resposta de Jesus foi “Homem de pouca fé, porque duvidaste?” Isso indica que as quatro coisas que aconteceram com Pedro aconteceram porque ele duvidou e ele tinha pouca fé. Isso por causa da falta de fé foi que ele sentiu o vento, ficando com medo, começou a afundar e gritava com medo.

Pense por um momento pelo que Pedro passou. Ele sentiu o vendo. O que o vento tem a ver com caminhar sobre as águas? Pela simples ciência, como eu sei, qualquer coisa que é densa como a água irá afundar ou vice versa. O vento não tem nada a ver com que qualquer coisa afunde ou flutue. Eu poderia tentar caminhar sobre as águas exatamente agora e estou seguro que afundaria. – apesar de haver vento soprando ou não! Assim, porque será que Pedro teve um sentir especial sobre o vento que o deixou com tanto medo? Apesar do vento não ter nada a ver com o Pedro caminhando sobre as águas, o vento foi a principal causa do fracasso anterior. Foi por causa do vento que eles não puderam remar o barco a terra. Existem vários “ventos” que nós como crentes notamos. O vendo do fracasso, o vendo da dor, o vento da oposição, o vento da rejeição e assim por diante. Estão “ventos” de ontem que causando fracasso a você e depressão causando medo para você caminhar hoje?

“... mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante ...” Não deixe que os fatores que causam fracasso e dificuldade de ontem tornarem seu foco. Você não consegue caminhar o seu caminho focalizando nos ventos de ontem. Se você assim o fizer, você ficará com medo, você afundará e você entrará em pânico. Bom, o que foi que Pedro realmente duvidou? Ele duvidou que os ventos de ontem pudessem afetar o caminhar de hoje. Observe que os discípulos estavam com medo no barco. (versículo 26) Daí então Jesus veio e disse não temas. (versículo 27) No versículo 30 diz que ele teve medo de novo. Permaneça com uma visão constante sobre sua vida para não deixar o medo de ontem rastejes-se no projeto de hoje. “... Torno a trazer isso ã mente, portanto tenho esperança. A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lamentações 3:21-26)

Lembre-se que a compaixão do Senhor se renova a cada dia, e não depende dos ventos de ontem. Para finalizar, versículo 24 diz “Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.” Não especifica qual “terra”. Se era a terra de onde eles haviam partido ou se a terra a qual eles estavam indo. Existem dois caminhos para ver este versículo. Uma maneira é dizer que o barco estará longe da destinação deles; longe do “outro” lado. Outra maneira de dizer é que o barco estava longe de onde eles haviam partido. Eu não estarei a onde eu suponho estar. Não é impressionante que apesar do vento estar contra o barco, mesmo assim o barco desviou longe de onde eles haviam partido? “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.” (Gênesis 50:20) Dê glórias a Deus por todo vento que venha em seu caminho.

Há tanta coisa que eu vejo agora
Que fui muitas vezes cedo
Quanto mais eu conheço d’Ele
Quanto menos eu tento fazer

Seu trabalhar em mim não depende
do meu fracasso, pecado ou dor
Não em não crer que uma mancha
irá limpar todo minha sujeira

Quando eu sinto sua face e sua voz
Em maneiras que não se sabe
Fé n’Ele irá permanecer minha postura
e dúvida simplesmente se foi

n’Ele minha confiança irá descançar
Apesar que com os meus olhos eu não vejo
Mas eu sei que Ele sabe melhor
Estou agradecido que Seu amor me encontrou

No comments: